A Liga
Os transplantes assumiram importante papel no tratamento de doenças graves sem outras possibilidades igualmente eficazes de terapêutica clínica ou cirúrgica, e os resultados positivos estão contribuindo para uma sobrevida mais digna daqueles que necessitam destes procedimentos. O Brasil ocupa posição excepcional no que se refere aos transplantes de órgãos, sendo o segundo país do mundo na realização destas cirurgias. No entanto, o sistema brasileiro não é capaz de suprir a demanda por este serviço, expressa atualmente por uma lista de espera de aproximadamente 69 mil pessoas (Revista Brasileira de Transplantes, 2010).
Com o intuito de interferir positivamente nesta realidade, faz-se importante a disseminação de informações relativas aos transplantes, tanto na comunidade acadêmico-científica, por meio de debates e exposições sobre o tema, quanto na comunidade em geral. Com esse e outros objetivos, em primeiro de outubro de 2009 foi fundada a Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás e pelo prof. Dr. Claudemiro Quireze Júnior, atualmente Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, lotado no Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do HC-FM-UFG.
A Liga de Transplantes foi fundada como sociedade civil vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e é uma entidade vinculada ao Departamento de Cirurgia Geral da FM–UFG, porém contando com autonomia administrativa, financeira e científica.